quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

complemento da aula 9


Para fazer degrade utilizamos os seguintes materiais:

·         Um esfuminho – feito de papel, o esfuminho, mesmo que pareça um lápis, não pode ser apontado, lixado, nem exposto à água. (aconselho a utilizarem o esfuminho 2 ou 3)

·         Um lápis 4B ou 6B – lápis com grafite “mole”(utilize apenas para sobrear de fazer degrade, caso uzados parar fazer o desenho tem grandes chances de borras ou sujar o papel), encontrado em qualquer papelaria.
·         Um “limpa tipos” – tipo de borracha maleável (mole, com estrutura similar a de uma macinha), utiliza-se clarear traços (ele apenas clareia e não apaga, não podendo ser usado como borracha normal), para utiliza-lo apenas bata-o no papel.

Depois de arranjar os materiais, aconselho-os a fazerem a escala mostrada abaixo:

Como fazer: Para fazê-la, primeiro pinte o primeiro quadrado com o 6B ou 4B em movimentos circulares, passe o esfuminho sobre o quadrado pintado para esfumaça-lo, depois pinte o próximo mais levemente tentando obter um tom mais claro, passe o esfuminho, então pegue o esfuminho (provavelmente a ponta utilizada para esfumaçar vai estar um pouco preta), passe essa ponta sobre o próximo quadrinho até obter um tom um pouco mais claro que o anterior (se preciso passe só um pouco o lápis). Depois vá passando o esfuminho nos com mais leveza até chegar em um tom perto do branco.

Depois faça outra faixa, mas dessa vez com degrade, como mostrado no vídeo:

Como fazer: primeiro, com o lápis 4B ou 6B, pinte o começo da faixa de preto e conforme for progredindo aplique menos força para adquirir um tom mais claro (mais ou menos até o tom do terceiro quadrado da faixa anterior). Depois, com o esfuminho, esfumace um pouco a parte pintada e vá passando o esfuminho na escala, aplicando menos força conforme progride até chegar no tom branco.

Para sombrear, primeiro, com os mesmos materiais, definimos a direção da luz. Depois, na maioria das formas geométricas, utilizamos um sombreado em formato de “lua”. Ex:

Existem exceções entre as formas geométricas, ou seja, que não utilizam o sombreado em forma de “lua”, esses são, o cone e o cilindro:

 

Obs.: esse método passado serve para formas geométricas, ou seja, para corpos humanos ou não geométrico, utilize o método passado na vídeo – aula .



 

aula 9 XD

Ola pessoal, estamos dando continuidade as video aulas, desculpem-me pelo atraso, mas esta ai a nona video aula ^^




segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Complemento da aula 8 – Corpo em movimento

Como dito no vídeo, para fazer corpo em movimento utilizamos o esquema a cima.
                Obs.: eu, Aline Yoshida, pessoalmente não gosto de usar este esquema então eu uso o esquema normal de corpo (o que foi passado nas aulas anteriores), mas, para principiantes, esse esquema seria mais “fácil”.
 
Como desenhar corpo em movimento:
                Para desenhar o corpo em movimento, é preciso ter referencias, ou imagens, ou pessoas, ou até mesmo sua memória.
·         Abaixo vou deixar uma lista de algumas posições:

Obs.: como dito no vídeo, para conseguir fazer corpo em movimento, é preciso já ter se aperfeiçoado em corpo em pose (parados), então vou passar tb uma lista de poses:

Aprofundando-se em anatomia:
                Como visto no vídeo, quando vemos o tronco de cima ou de baixo, a forma utilizada para fazer o tórax passa de bidimensional para “tridimensional”...


Assunto extra:
Sequencia de movimento – normalmente utilizado para animação, seria uma série de desenhos em movimento feita para representar um ato, exemplo:

Para fazer uma “sequencia de movimento” é preciso ter conhecimento da posição do personagem a cada instante e, para desenhar cada posição, utiliza-se o método passado no vídeo.

Complemento da aula 7 – copo de perfil

Desculpem-nos por não ter postado o complemento da aula 7 anteriormente.  -_-"
Ainda hoje será postado o complemento da aula 8.
 Proporções:
                - No corpo de meio perfil, o tronco apresenta formatos totalmente diferentes dos corpos de frente e meio-perfil. Os formatos são ovais, quanto o do corpo de frente é um triangulo isósceles (com dois lados iguais) e o de meio perfil é um triangulo retângulo.
                - O ombro fica levemente abaixo do encontro da parte de trás do pescoço com o tronco.
                - O antebraço fica reto, enquanto o braço fica levemente inclinado para frente.
                - Nas pernas, vc desenha-a normalmente, lembrando que a cocha fica levemente mais grossa do que no corpo de frente, e a batata fica com um volume na parte de trás.

domingo, 2 de dezembro de 2012